A interface entre o SO e os programas de usuários são definidos por um conjunto de instruções estendidas fornecidas pelo sistema computacional, estas instruções chamadas System Calls ou chamadas de sistema, criam, apagam e usam diversos objetos gerenciados pelo SO. Assim, o mais importante dos objetos utilizados são os conhecidos Processos e os arquivos em si.
Processos - Um sistema operacional não executa somente os programas que podemos ver. Imagine que os aplicativos que você roda reúnem diversas instruções e comandos, porém, são os processos que efetivamente executam esses comandos. Isso significa que um único aplicativo pode ter vários processos relacionados a ele. Por exemplo, o navegador Google Chrome, que executa uma nova tarefa a cada aba aberta. Essa medida permite que cada aba seja gerenciada individualmente e, mesmo que uma trave, as outras continuam trabalhando normalmente.
Processos são executados, suspensos e finalizados, o SO gerencia todos estes estados através de uma estrutura chamada de tabela de processos, onde os mesmo possuem um espaço e todas as informações pertencentes a este processo. Quando o sistema volta a processar este processo, ele coleta as informações nesta tabela e continua a executar o processo até concluir-lo.
Processos podem criar outros processos que também podem criar outros processos para dar seguimento a seu processamento, dando ao que chamamos de arvore de processos. Outro detalhe com aos processos criados, que são definidos como processos filhos. E são sempre executados primeiro.
Cada processo também possui um dono, que o iniciou o processo e também podem pertencer a um grupo que possuir todos poder sobre o processo.
Arquivos
A informação pode ser armazenada em diferentes tipos de mida. O sistema operacional deve oferecer uma visão uniforme da informação, independente do dispositivo físico de armazenamento.
Visão lógica da informação é o arquivo.
Arquivos possuem:
Nomes
Atributos
Estrutura Interna
Tipo
Método de Acesso
Operações
Possui umas das categorias mais importantes das chamadas de sistema. É também umas das funções mais importantes do SO, esconder e facilitar o acesso a informações, independente da mídia onde esta armazenada.
Muitos SO implementa o conceito de diretórios, uma forma de organizar os arquivos. Sua hierarquia é estruturada na forma de uma arvore, com um diretório raiz e suas ramificações. Muito semelhante a estrutura de processos mas com duração maior.
Cada arquivo esta contido dentro de uma hierarquia de diretório que vai dos níveis inferiores ate a raiz do diretório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário