segunda-feira, 20 de junho de 2011

Histórico dos Sistemas Operacionais


       Apesar da evolução continua dos sistemas operacionais, observa-se uma associação muito próxima a arquitetura de hardware que surgia. Assim, vimos m   que sua evolução esta intimamente ligada às gerações dos computadores. Portanto, estaremos observando suas caracteriscas conforme a geração que surgia,
Sabemos que o primeiro computador projetado por Charles Babbage, jamais conseguiu atingir seus objetivos, devido a seus mecanismos mecânicos e as limitações das tecnologias da época,
Assim, na primeira geração, válvulas e painéis tiveram sucesso e alcançaram de certo modo o que era proposto.  Na época havia um único grupo de pessoas responsáveis pela programação, operação  e manutenção da maquina.  Toda a programação era feita por código absoluto, através de cabos e conexões aos painéis. 

       O conceito de linguagem programação não existia na época
.
       Nesta época houve uma pequena evolução, cartões perfurados. Nada significante.

2ª Gerais – Transitores e Sistemas Batch, evolução significativa, computador tornou-se mais confiável, a ponto de ser comercializado. Os profissionais se dividiram nas tarefas, manutenção, operação e programação. Somente grandes empresas e órgãos do governo tinham acesso a maquina. Para programar a maquina, todo o programa era feita em papel, na linguagem Fortran e depois era perfurado  cartões com a programação. Depois processava-se os cartões, chamado de Job,  e imprimia os relatórios.

       O tempo de processamento era mais rápido, mas mesmo assim ainda possuía um custo alto e ainda havia uma demora no processamento.

A solução encontrada foi os sistemas em Batch(lote). Os Cartões eram copiados para fitas magnéticas e processadas na CPU. 
 
O sistema operacional era ambos da IBM, o IBSYS e o FMS.

Terceira Geração – Cis e Multiprogramação – Foram criadas duas categorias de maquinas, uma estava voltada para processamentos pesados  científicos, era orientada a palavras e outra era voltada para processamentos mais leves, comerciais e era orientada a caractere, ambas eram incompatíveis entre si. Eram utilizados em bancos e companhias seguradoras e imprimiam extensos relatórios.

        As manutenções também eram diferenciadas.

        A IBM encontrou a solução em um único equipamento, praticamente dominou o mercado na época. Atendia tanto cliente da área cientifica quanto da área comercial, era divido em módulos  e possuíam um único sistema FMS.

        Depois certo tempo, os engenheiros perceberam os vários problemas que os módulos causavam e o sistema em lote, então cirou-se o primero sistema com timesharing.


       TimeSharing – Uma variação do sistema de multiprogramação, onde os usuários possuem terminais a sua disposição.  Mesmo que não tivesse utilizando, o sistema varia todos os terminais e verificação se havia requisições, se não houvesse, o mesmo buscava processar requisições ativas.  Como o recurso era compartilhado, o mesmo ocupava um tempo parcial do recurso, em seguida ficava em estado de espera, até chegar a sua vez, ou direito, de utilizar o recurso.

4º Geração – Integração dos Circuitos em grande Escala – Nascimento do computador pessoal, menor preço, popularização do uso do computador, pessoa física tinha agora acesso ao computador. Conseqüências: Grande crescimento da indústria de software voltado para PC sugiram duas vertentes de software voltado pare este ambiente, os software de pequeno porte, MS-DOS da Microsoft e o Unix, voltado para os computadores de grande porte, os Mainframes. No mesmo período surgiram os sistemas operacionais de rede e sistemas operacionais distribuídos.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário