Todos os computadores possuem memórias principais que guardam programas em execução. Em sistemas simples, cada programa e alocada um por vez na memória. Assim m, nesta caso se outro programa for utilizar a memória, o primeiro deve ser removido e assim é alocado outro.
Atualmente, nos sistema moderno, vários programas são executados na memória ao mesmo tempo. Neste sistemas existem meios de proteção gerenciados pelo SO onde cada programa não interfere no outro.
Normalmente, cada processo possui um endereço de memória inicial e Maximo que pode ser utilizado, e este endereço nunca ocupa a memória toda. Deste modo, a memória nunca é preenchida totalmente, alocando o restante para outros processos.
Hoje em dia temos processo de 32 e 64bits, no passado se acontecesse da memória principal ser toda preenchida, o processo seria perdido ou travava a maquina. Em nossos dias nada disso acontece, se a memória for toda preenchida, o SO aloca parte do programa em disco e vai utilizando conforme seu processamento. A esta parte da memória que é alocada em disco chamamos de memória virtual.
Entrada e Saída
Todos SOS computadores possuem dispositivos de entrada e saída. Isto é de extrema necessidade pela razão de que precisamos de atividade que precisam ser realizadas pelo computado e precisamos validar os resultados. Todos os dispositivos de Entrada e Saída são gerenciado por um subsistema do SO que controla todos os dispositivos, alguns são genéricos e outros são específicos para cada dispositivo, através de seus drivers.
Segurança
Computadores possuem informações muitas vezes confidenciais que não podem esta liberada para todos os usuários, nos sistema como Unix e sistemas de rede, os arquivos são protegidos por mecanismo de acesso aos arquivo. Em Linux e Unix o os arquivos são protegidos com 9 bits de que atribuem direitos ao grupo, e a outros. RWX
Nenhum comentário:
Postar um comentário