quinta-feira, 16 de junho de 2011

SO – Gerente de Recursos

         Ter Uma visão do SO como interface para usuário é uma questão macro de suas funcionalidades, tendo em vista a sua analise de cima para baixo(top down). Mas, se for observado de baixo para cima (botton up), vimos que se pode constatar seu comportamento como um verdadeiro gerente de recursos de hardware.
Os  computadores modernos possuem processadores, memórias, discos rígidos, impressoras e uma grande variedade de dispositivos disponíveis aos processos. Portanto, o SO esta na realidade alocando um esquema de utilização dos recursos computacionais e não apenas ocultando a comunicação interna dos dispositivos, tais recursos podem ser: 


Processador        
Memórias
Discos,
Impressoras                                                                                              
E outros.


        Tais dispositivos passam a ser gerenciados  para que sejam utilizados pelos processos que estão sendo executados no momento pela maquina.
 

         Imagine se em dado momentos três processos quaisquer precisassem imprimir uns documentos, se não houvesse uma organização dos recursos os três processos ficariam disputando qual documento seria impresso primeiro, o processador estaria o tempo todo tentando enviar os arquivos para a impressora. Com o sistema operacional, os processos são gravados em disco e conforme a prioridades, os arquivo são copiados para as portas dos dispositivos, o qual  é alocado para cada processo solicitante, deixando o processador para executar outros processos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário