quinta-feira, 16 de junho de 2011

Microcódigos e Linguagem de Maquina

          A figura acima mostra em detalhes o que falamos na postagem anterior, na parte abaixo do SO esta o hardware do computador, o qual é composto de duas ou mais camadas, na primeira camada esta os dispositivos físicos(Chips, Fios, Fontes, Memorias, monitor e etc). 
          
          Na camada acima dos dispositivos, temos um tipo de software bastante primitivo que controla diretamente a camada inferior, fornecendo deste modo uma interface para camada superior. 
         
         A estes software primitivo damos o nome de Microcódigo, composto por microprogramas armazenados numa especie de memoria somente de leitura. Este software é na verdade um interpletador de comando que busca instruçoes(ADD, MOVE, JUMP...) na memoria principal e envia um conjunto de sinais de controle para execução destas instruçoes pelo hardware do computador.
        
        Ao conjunto de instruções executadas dar-se o nome de Linguagem de Maquina do processador.
      
      A linguagem de máquina é composta por 50 a 300 instruções, a maioria de movimentação de dados dentro da maquina realizando operaçôes aritiméticas e lógicas de valores. Na camada de dispositivos existem registradores especiais que controlam o fluxo de dados chamados registradores de dispositivos. Estes registradores são responsáveis por todos os dispositivo de hardware e endereçamento destes na memoria da máquina. Tambem controlam o fluxo de entrada ou saida de dados, leitura ou escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário